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Quando e como é Importante se fazer Massagem Desportiva

A Massagem Desportiva ajuda a melhorar o desempenho e evita lesões. Para entender um pouco mais sobre o assunto, o blog bateu um papo com a massoterapeuta Fabyola Bunin, que é especialista no tema. Ela conta que os melhores momentos para se fazer uma massagem desportiva e explica que esse método é bem diferente da massagem relaxante.

– A massagem relaxante tem como característica ser marcada por movimentos mais leves e suaves, que estimulam o corpo a liberar alguns hormônios, como a endorfina, por exemplo, para que o resultado seja uma sensação plena de bem-estar – explicou Fabyola Bunin, completando.

– Por outro lado, a massagem desportiva é feita com movimentos mais fortes e ágeis, que estimulem de fato a circulação e aqueçam o atleta antes do exercício. A massagem pode ser feita antes e, em alguns casos, durante a atividade física. No entanto, o melhor momento para se fazê-la é após o esforço, pois ajuda a aliviar as dores, recupera o tecido muscular e estimula a circulação sanguínea ajudando a liberar o ácido lático.

– Já uma massagem antes do treino estimula a circulação sanguínea oxigenando e nutrindo melhor os tecidos, inclusive musculares, estimulando a formação de novas fibras. Também previne contra lesões musculares e de tendões e aquece a musculatura para a atividade. Em alguns casos, ela também é indicada durante o treino, como acontece com os jogadores de futebol, por exemplo. Neste momento o objetivo principal é livrar o tecido muscular do excesso de ácido lático que provoca dor muscular e assim recondicionar o músculo para continuar exposto ao exercício com menor risco de inflamação – afirma Fabyola.

Fonte: O Globo

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